Visita de estudo a Aveiro


No dia 2 de Junho de 2011 a minha turma do quarto ano, as turmas do terceiro ano e outra turma de quarto ano fomos visitar Aveiro.
Para além de observarmos as belas paisagens desta cidade também visitamos o Ecomuseu (Marinha) da Troncalhada e o Lugar dos Afectos.
Quando cheguei ao terminal, passado uns dez minutos, chegaram os autocarros para onde eu entrei.
No autocarro os meus colegas cantavam canções normais de todos os anos enquanto eu e o meu amigo Diogo jogávamos às cartas.
Ao meio da manhã parámos para comer na estação de serviço da Mealhada onde comi bolachas e um pacote de leite com chocolate.
Logo quando chegámos a Aveiro dirigimo-nos para o Ecomuseu (Marinha) da Troncalhada onde uma senhora com um chapéu de palha e muito simpática nos explicou muitas coisas. Explicou-nos que quem produzia o sal era o marnoto e que o sal que vem das salinas tem muitos mais minerais do que o das fábricas.
Depois deste discurso a senhora mostrou-nos aves, como o perna longa e a gaivota de asa negra e ovos delas. E disse-nos que estas aves viviam e nasciam nas salinas e terrenos agrícolas. Ficámos a saber que o marnoto para pagar a renda do terreno dá metade do sal que produz ao proprietário do terreno e metade do peixe que nos tanques de encontra.
Depois de visitarmos as salinas fomos observar a magnífica paisagem da bela cidade que é Aveiro. Nesta visita só de autocarro vi que as casas lá são muito grandes e muito coloridas, umas às riscas horizontais, outras às riscas verticais e de várias cores como o azul, o amarelo, o vermelho e o verde.
Reparei também em muitos barcos moliceiros e saleiros. Além disso havia um vasto conjunto de barcos de turistas e privados que estavam distribuídos por vários portos.
Gostei mais de ver um porto onde vi dois barcos dos grandes, estacionados, e de ver um farol.
Depois dirigimo-nos para o jardim D. Pedro onde almoçámos e conhecemos o filho da nossa professora que se chamava Pedro. Eu almocei pizza com uma sandes e um ice-tea de limão e comi, de sobremesa, uvas que o meu amigo Pedro Mendonça me ofereceu. Depois de comer todos queriam tirar fotografias, especialmente numa fonte lindíssima que havia junto ao lugar onde os professores comiam.
Depois de comer fui juntar-me aos meus colegas onde tirámos algumas fotografias.
Enquanto esperávamos pelos professores eu e os meus colegas brincámos a várias brincadeiras.
Depois de almoçar fomos visitar o Lugar dos Afectos onde havia casas muito coloridas e engraçadas.
A Renata, que era uma funcionária do Lugar dos Afectos, explicou toda a história deste local.
Ela contou-nos que a Drª. Graça Gonçalves era, antigamente, uma menina cujos pais se separaram e ela foi viver com a avó.
Lá na quinta da avó ela só tinha o seu cãozinho a quem contava algumas histórias, debaixo de uma árvore.
A Graça tornou-se médica e ouvia corações, alguns felizes outros tristes. Mais tarde criou livros, jogos e o Lugar dos Afectos, à imagem dos seus livros.
Isto quer dizer que o Lugar dos Afectos é um livro e eu e os meus colegas fomos personagens de um.
Depois fomos ver as casas e a Renata explicou-nos tudo sobre elas. No fim de tudo comemos um gelado.
Depois voltamos ao autocarro e só parámos para lanchar.
A partir daí entrámos no autocarro e só parámos no terminal rodoviário.

Diogo