Visita de estudo a Aveiro

A visita de estudo a Aveiro realizou-se no dia 2 de Junho de 2011. Foram as turmas do 3º e 4º ano. Iam 2 autocarros. Num iam os alunos do 3ºano e no outro autocarro iam os de 4º ano.
Quando íamos para Aveiro vimos um filme que se chamava “Aladino” e a meio de viagem nós parámos na área de serviço da Mealhada.
Quando chegámos nós fomos até ao centro de Aveiro e vimos barcos enfeitados que se chamam moliceiros.
Seguidamente fomos para as salinas em Aveiro e uma senhora esteve a explicar-nos o que se fazia nas salinas. Ela disse que aquilo se chama Ecomuseu (Marinha) da Troncalhada e também nos explicou que era ali que se fazia o sal marinho. A senhora também disse que há barcos que se chamam saleiros que são aqueles que transportam sal.
Ela explicou que o sal marinho tem muitos mais minerais do que o sal fabricado nas fábricas.
Seguidamente circulámos pelo meio das salinas e a senhora disse para nós não falarmos alto porque ali nasciam uns pássaros e era para não os assustarmos nem pisarmos os ovos que esses pássaros punham. E nós vimos seis ovos que estavam lá ao pé.
Seguidamente fomos vimos o farol de Aveiro e fomos à Barra, ver as casas às riscas coloridas.
Depois fomos almoçar ao pé da universidade de Aveiro, ao parque D. Pedro.
Seguidamente fomos até ao Lugar dos Afectos mas já era fora de Aveiro. Ali as casas não eram como as normais, eram enfeitadas.
Uma senhora chamada Renata esteve a explicar-nos porque é que construíram o Lugar dos Afectos.
Quando acabámos a visita comemos um gelado que foi oferecido.
Seguidamente, viemos para Proença-a-Nova mas pelo caminho ainda parámos junto ao café “Pastor”, onde comemos o nosso lanche.

Cátia