Se eu vivesse no tempo do Viriato


Se eu vivesse no tempo do Viriato seria uma Dama da Nobreza, que viveria com o meu pai, o chefe dos soldados e com as minhas aias. Eu seria uma Dama Lusitana e o meu pai seria o Viriato.
O meu nome seria Urraca e eu teria uma irmã mais velha Sancha.
Estaríamos em tempo de guerra, contra os Romanos. Eles seriam muito fortes, mas com o meu pai como chefe, nada poderia falhar. O meu pai seria muito experiente, porque enquanto era criança não teria tido qualquer outra brincadeira se não lutar.
O meu pai, nesta última guerra, ter-se-ia ferido gravemente no braço, por isso não poderia continuar a lutar. E sem ele os lusitanos perderiam. Então sem ninguém saber, eu pegaria no fato de soldado do meu pai, vesti-lo-ia e …
Logo de seguida iria direitinha ter com os companheiros do meu pai, e diria-lhes:
_ Vamos, meus cavalheiros, vamos enfrentar estes monstros nojentos.
Para uma linda Dama estaria a sair-me muito bem...
Os Romanos seriam animais horripilantes, pois eles adorariam magoar tudo e todos. Antes da guerra recomeçar eu iria ao mercado do povo comprar algumas coisas para tratar do ferimento do meu pai. Na noite seguinte, durante a noite, eu acordaria com um grito assustador. Viria do quarto do meu pai. Eu bateria à porta mas o meu pai não responderia. Entraria no quarto e de repente teria de começar a chorar, a gritar e mesmo a bater no chão.
O meu pai estaria morto. Quase não aguentaria a dor daquela tristeza. Os Lusitanos estariam feitos ao bife.
Já não teríamos quem nos protegesse, pois sem o meu pai, não haveria luta para vencer. Mas só me lembraria que enquanto eu fosse criança, o meu pai me teria dito que quereria que eu fosse a chefe dos seus companheiros, mesmo sendo mulher. Lá me passava aquela tristeza, mas eu nunca esqueceria o meu pai Viriato.
Madalena