Se eu vivesse no século I

Se eu vivesse no século I seria uma princesa, uma princesa com longos cabelos ruivos e olhos cor do céu. Viveria com o meu pai, o rei, a minha mãe, a rainha, as minhas aias e com todas pessoas que trabalhassem no castelo.
Se eu vivesse no século I tudo seria diferente. Não haveria transportes, autocarros, metros ou até mesmo carros. Teria de se andar de carruagem ou montada a cavalo.
Haveria bailes reais onde só os membros da família real poderiam ir.
Nas ruas da vila haveria tendas de velharias, de madeiras e até mesmo de alimentos.
Se eu vivesse no século I não haveria computadores, televisões ou até mesmo telemóveis! Não poderia mandar mensagens aos meus amigos, não poderia jogar no computador e não poderia ver televisão.
Se eu vivesse no século I gostaria de conhecer o povo da minha vila, os animais que o habitavam e todo o tipo de plantas que lá existiam.
Se eu vivesse no século I queria que Portugal fosse o país mais unido do mundo.
Se eu vivesse no século I teria de fazer as minhas tarefas, como princesa, teria de fazer o que me era pedido.
Gostava de viver no século I mas seria muito diferente sem computadores, televisões ou telemóveis... Seria muito difícil!...

Inês Mendonça